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Informações Gerais

POPULAÇÃO 15180 habitantes (em 2017)
28.04%
URBANA
71.96%
RURAL
EXTENSÃO TERRITORIAL
818.42 Km² (2017)
DENSIDADE DEMOGRÁFICA
18.55 hab/Km² (2017)
IndicadorMunicípioPosição na UFMABrCAno
Produto Interno Bruto a preços correntes (R$ 1000)76.124153°78.475.166723.713.1212015
Produto Interno Bruto per capita (R$ 1)5.041,35179°11.366,2328.237,002015
Coeficiente de GINI0.505921°0.62910.59052010
Melhor que média estadual        Pior que média estadual
FONTE: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE
NOTAS: O número de habitantes para os anos de 2007 e 2010 estão em uma base diferente. 2007 - Contagem Populacional; 2010 - CENSO
FONTE: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE
NOTAS: PIB per Capita corresponde ao valor do PIB global dividido pelo número absoluto de habitantes de um país, região, estado ou município.
FONTE: Ministério da Saúde - DATASUS
NOTAS: Mede o grau de desigualdade existente na distribuição de indivíduos segundo a renda domiciliar per capita. Seu valor varia de 0 (zero), quando não há desigualdade (a renda de todos os indivíduos tem o mesmo valor), a 1 (um), quando a desigualdade é máxima (apenas um indivíduo detém toda a renda da sociedade e a renda de todos os outros indivíduos é nula).

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Segurança Pública

3 HOMICÍDIOS (em 2016)
4 MORTES NO TRÂNSITO (em 2016)
2 JOVENS MORTOS (em 2016)
de 15 a 29 anos Homicídios+Trânsito
IndicadorMunicípioPosição na UFMABrCAno
Taxa de Homicídios19,80131°34,6036,002016
Número de Homicí­dios332°2.4049.3412016
Taxa de Óbitos no Trânsito26,42154°24,2325,952016
Número de Óbitos no Trânsito426°1.6856.7292016
Taxa de Mortalidade Precoce13,2182°30,4930,042016
Mortes Precoces (jovens de 15 a 29 anos)232°2.1207.7902016
Melhor que média estadual        Pior que média estadual
FONTE: Ministério da Saúde - DATASUS
NOTAS: A taxa de homicídios é calculada pela razão entre o número de homicídios e o número de habitantes por ocorrência do óbitos. O número de óbitos classificados pela Classificação Internacional de Doenças (CID-10) como eventos que envolvem agressões e óbitos provocados por intervenção legal (códigos X85-Y09 e Y35-Y36). Os dados de homicídios são disponibilizados pelo DataSUS e podem ser acessados no site: http://www2.datasus.gov.br; A contagem populacional é disponibilizada pelo IBGE no site: https://www.ibge.gov.br/
FONTE: Ministério da Saúde - DATASUS
NOTAS: Número de óbitos de acidentes de trânsito (CID10: V01-V99), por 100 mil habitantes, em determinado espaço geográfico, no ano considerado.
FONTE: Ministério da Saúde - DATASUS
NOTAS: Número de óbitos por causas externas (CID10: V01 a Y98), por 100 mil habitantes, em determinado espaço geográfico, no ano considerado.

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Saúde Pública

2 ÓBITOS INFANTIS (em 2016)
1 NEONATAL
(menores de 28 dias)
1
PÓS-NEONATAL
(entre 28º dia de vida e 1 ano)
1 PRECOCE
(até 6 dias de vida)
TARDIA
(de 7 a 27 dias de vida)
IndicadorMunicípioPosição na UFMABrCAno
Taxa de Mortalidade Infantil10,1070°14,9013,302016
Razão da Mortalidade Materna0,0066°0,000,002016
Proporção de nascidos vivos de mães com 7 ou mais consultas pré-natal45,9683°42,3960,162016
Cobertura de Equipes de Atenção Básica à Saúde100,000,000,002017
Melhor que média estadual        Pior que média estadual
FONTE: Ministério da Saúde - DATASUS
NOTAS: Número de óbitos de menores de um ano de idade, por mil nascidos vivos, na população residente em determinado espaço geográfico, no ano considerado. Observação: informação preliminar.
FONTE: Ministério da Saúde - DATASUS
NOTAS: Distribuição percentual de mulheres com filhos nascidos vivos que realizaram no mínimo 7 (sete) consultas pré-natal, na população residente em determinado espaço geográfico, no ano considerado.
FONTE: Ministério da Saúde - DATASUS
NOTAS: Cobertura populacional estimada de equipes de saúde da família (eSF) e de equipes de Atenção Básica (eAB) utilizada para o monitoramento do acesso aos serviços de Atenção Básica, com vistas ao fortalecimento do planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

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Educação Infantil para crianças de 4 e 5 anos (rede pública)

488
MATRÍCULAS NA PRÉ-ESCOLA (em 2017)
IndicadorMunicípioPosição na UFMABrCAno
Matrí­culas na Pré-escola488138°232.806697.8882017
Média de alunos por Turma Pré-Escola (público)18,3057°17,4019,602017
Percentual de Funções Docentes com curso superior Pré-Escola (público)44,4054°38,9078,702017
Melhor que média estadual        Pior que média estadual
FONTE: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Aní­sio Teixeira- INEP
NOTAS: Número de alunos matriculados por turma na pré escola da rede pública.
FONTE: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Aní­sio Teixeira- INEP
NOTAS: Percentual de docentes da rede pública com curso superior na pré-escola.

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Ensino Fundamental I (rede pública)

Nota 4.5
NO IDEB ENSINO FUNDAMENTAL I (em 2017)

Atualmente, o ensino obrigatório está dividido da seguinte maneira: Ensino Fundamental I, que vai do 1º ano ao 5º ano (entre seis e 10 anos); Ensino Fundamental II, que vai do 6º ao 9º ano (entre 11 e 14 anos); e Ensino Médio, que vai do 1º ao 3º ano (entre 15 e 17 anos).

IndicadorMunicípioPosição na UFMABrCAno
IDEB Ensino Fundamental 1 (público)4,512°4,55,52017
Média de alunos por turma Ensino Fundamental 1 (público)22,3063°22,0022,602017
Taxa de Distorção Idade-Série Ensino Fundamental 1 (público)15,60100°16,2012,402017
Percentual de Funções Docentes com curso superior Ensino Fundamental 1 (público)62,9035°49,4083,602017
Taxa de Aprovação Ensino Fundamental 1 (público)89,5062°91,0099,002016
Taxa de Reprovação Ensino Fundamental 1 (público)9,60166°7,306,602016
Taxa de Abandono Escolar Ensino Fundamental 1 (público)0,901,700,702016
Melhor que média estadual        Pior que média estadual
FONTE: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Aní­sio Teixeira- INEP
NOTAS: É o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.
FONTE: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Aní­sio Teixeira- INEP
NOTAS: Número de alunos matriculados por turma no ensino fundamental da rede pública.
FONTE: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Aní­sio Teixeira- INEP
NOTAS: Indica o percentual de alunos matriculados no Ensino Fundamental 1 que deixam de frequentar a escola durante o período letivo. Representa a condição do aluno que deixou de frequentar a escola durante o andamento do ano letivo, mas volta a se matricular no ano seguinte, diferente da "evasão escolar", quando o aluno não retorna no período letivo subsequente.

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Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA)
Leitura, Escrita e Matemática do 3º ano do Ensino Fundamental (rede pública)

FONTE: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Aní­sio Teixeira- INEP
NOTAS: Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) é uma avaliação externa que objetiva aferir os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa (leitura e escrita) e Matemática dos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas. O desempenho em leitura é dividido em 4 níveis de avaliação.
FONTE: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Aní­sio Teixeira- INEP
NOTAS: Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) é uma avaliação externa que objetiva aferir os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa (leitura e escrita) e Matemática dos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas. O desempenho em escrita é dividido em 5 níveis de avaliação.
FONTE: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Aní­sio Teixeira- INEP
NOTAS: Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) é uma avaliação externa que objetiva aferir os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa (leitura e escrita) e Matemática dos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas. O desempenho em matemática é dividido em 4 níveis de avaliação.

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Proficiência em Língua Portuguesa e Matemática do 5º ano

TABELA: 9 Níveis de Proficiência em LÍNGUA PORTUGUESA do 5º ano do ensino fundamental
FONTE: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Aní­sio Teixeira- INEP
NOTAS: O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é composto por um conjunto de avaliações externas em larga escala que permitem ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de alguns fatores que possam interferir no desempenho do estudante, fornecendo um indicativo sobre a qualidade do ensino ofertado.
TABELA: 10 Níveis de Proficiência em MATEMÁTICA do 5º ano do ensino fundamental
FONTE: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Aní­sio Teixeira- INEP
NOTAS: O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é composto por um conjunto de avaliações externas em larga escala que permitem ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de alguns fatores que possam interferir no desempenho do estudante, fornecendo um indicativo sobre a qualidade do ensino ofertado.

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DESAFIOS para Buritirana e MARANHÃO


Realização:

O DIAGNOSTÍCO DA GESTÃO MUNICIPAL (DGM) é uma produção do Consórcio Brasil Central em parceria com os estados consorciados. As informações apresentadas foram retiradas dos sites oficiais, sendo que alguns dados são passíveis de alterações pelos órgãos responsáveis.



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