Rochedo
MATO GROSSO DO SUL

Informações Gerais

POPULAÇÃO 5346 habitantes (em 2017)
58.62%
URBANA
41.38%
RURAL
EXTENSÃO TERRITORIAL
1561.06 Km² (2017)
DENSIDADE DEMOGRÁFICA
3.42 hab/Km² (2017)
IndicadorMunicípioPosição na UFMSBrCAno
Produto Interno Bruto a preços correntes (R$ 1000)139.88671°83.082.336723.713.1212015
Produto Interno Bruto per capita (R$ 1)26.634,7134°31.337,2228.237,002015
Coeficiente de GINI0.484619°0.5650.59052010
Melhor que média estadual        Pior que média estadual
FONTE: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE
NOTAS: O número de habitantes para os anos de 2007 e 2010 estão em uma base diferente. 2007 - Contagem Populacional; 2010 - CENSO
FONTE: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE
NOTAS: PIB per Capita corresponde ao valor do PIB global dividido pelo número absoluto de habitantes de um país, região, estado ou município.
FONTE: Ministério da Saúde - DATASUS
NOTAS: Mede o grau de desigualdade existente na distribuição de indivíduos segundo a renda domiciliar per capita. Seu valor varia de 0 (zero), quando não há desigualdade (a renda de todos os indivíduos tem o mesmo valor), a 1 (um), quando a desigualdade é máxima (apenas um indivíduo detém toda a renda da sociedade e a renda de todos os outros indivíduos é nula).

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Segurança Pública

HOMICÍDIOS (em 2016)
4 MORTES NO TRÂNSITO (em 2016)
1 JOVENS MORTOS (em 2016)
de 15 a 29 anos Homicídios+Trânsito
IndicadorMunicípioPosição na UFMSBrCAno
Taxa de Homicídios25,0036,002016
Número de Homicí­dios20°6709.3412016
Taxa de Óbitos no Trânsito75,4776°24,1925,952016
Número de Óbitos no Trânsito415°6496.7292016
Taxa de Mortalidade Precoce18,8743°22,6330,042016
Mortes Precoces (jovens de 15 a 29 anos)117°6077.7902016
Melhor que média estadual        Pior que média estadual
FONTE: Ministério da Saúde - DATASUS
NOTAS: A taxa de homicídios é calculada pela razão entre o número de homicídios e o número de habitantes por ocorrência do óbitos. O número de óbitos classificados pela Classificação Internacional de Doenças (CID-10) como eventos que envolvem agressões e óbitos provocados por intervenção legal (códigos X85-Y09 e Y35-Y36). Os dados de homicídios são disponibilizados pelo DataSUS e podem ser acessados no site: http://www2.datasus.gov.br; A contagem populacional é disponibilizada pelo IBGE no site: https://www.ibge.gov.br/
FONTE: Ministério da Saúde - DATASUS
NOTAS: Número de óbitos de acidentes de trânsito (CID10: V01-V99), por 100 mil habitantes, em determinado espaço geográfico, no ano considerado.
FONTE: Ministério da Saúde - DATASUS
NOTAS: Número de óbitos por causas externas (CID10: V01 a Y98), por 100 mil habitantes, em determinado espaço geográfico, no ano considerado.

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Saúde Pública

1 ÓBITOS INFANTIS (em 2016)
1 NEONATAL
(menores de 28 dias)
-
PÓS-NEONATAL
(entre 28º dia de vida e 1 ano)
PRECOCE
(até 6 dias de vida)
1 TARDIA
(de 7 a 27 dias de vida)
IndicadorMunicípioPosição na UFMSBrCAno
Taxa de Mortalidade Infantil22,2065°12,9013,302016
Razão da Mortalidade Materna0,0017°0,000,002016
Proporção de nascidos vivos de mães com 7 ou mais consultas pré-natal53,3362°65,4560,162016
Cobertura de Equipes de Atenção Básica à Saúde100,000,000,002017
Melhor que média estadual        Pior que média estadual
FONTE: Ministério da Saúde - DATASUS
NOTAS: Número de óbitos de menores de um ano de idade, por mil nascidos vivos, na população residente em determinado espaço geográfico, no ano considerado. Observação: informação preliminar.
FONTE: Ministério da Saúde - DATASUS
NOTAS: Distribuição percentual de mulheres com filhos nascidos vivos que realizaram no mínimo 7 (sete) consultas pré-natal, na população residente em determinado espaço geográfico, no ano considerado.
FONTE: Ministério da Saúde - DATASUS
NOTAS: Cobertura populacional estimada de equipes de saúde da família (eSF) e de equipes de Atenção Básica (eAB) utilizada para o monitoramento do acesso aos serviços de Atenção Básica, com vistas ao fortalecimento do planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

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Saúde Pública (continuação)

IndicadorMunicípioPosição na UFMSBrCAno
Mortalidade Infantil - Incidência de Sífilis Congênita em menores de 1 ano2272°802016
Mortalidade Infantil - Causas não evitáveis018702016
Mortalidade Infantil - Causas mal definidas02602016
Mortalidade Infantil - Causas reduzíveis por ações de imunoprevenção0002016
Mortalidade Infantil - Causas reduzíveis por ações de promoção à saúde vinculadas à ações de atenção05202016
Melhor que média estadual        Pior que média estadual
IndicadorMunicípioPosição na UFMSBrCAno
Mortalidade Infantil - Causas reduzíveis por adequada atenção à gestação, parto, feto e recém-nascido125002016
Mortalidade Infantil - Porcentagem de investigação de óbitos infantis0,0053,140,002016
Proporção de Partos normais40,2849°38,000,002017
Receitas próprias do Município1.615.62256°002016
Rendimento médio por indivíduo465,9642°828,520,002016
Estimativa da População Indígena71.12602018
Melhor que média estadual        Pior que média estadual
FONTE: FINBRA
NOTAS: Soma dos rendimentos do município das receitas próprias (IPTU, ITBI etc.)
FONTE: BDE/MS
NOTAS: Massa Salarial (todos os tipos de trabalho) / População

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Educação Infantil para crianças de 4 e 5 anos (rede pública)

114
MATRÍCULAS NA PRÉ-ESCOLA (em 2017)
IndicadorMunicípioPosição na UFMSBrCAno
Matrí­culas na Pré-escola11475°68.616697.8882017
Média de alunos por Turma Pré-Escola (público)19,0025°20,2019,602017
Percentual de Funções Docentes com curso superior Pré-Escola (público)88,9024°89,6078,702017
Melhor que média estadual        Pior que média estadual
FONTE: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Aní­sio Teixeira- INEP
NOTAS: Número de alunos matriculados por turma na pré escola da rede pública.
FONTE: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Aní­sio Teixeira- INEP
NOTAS: Percentual de docentes da rede pública com curso superior na pré-escola.

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Ensino Fundamental I (rede pública)

Nota 6.0
NO IDEB ENSINO FUNDAMENTAL I (em 2017)

Atualmente, o ensino obrigatório está dividido da seguinte maneira: Ensino Fundamental I, que vai do 1º ano ao 5º ano (entre seis e 10 anos); Ensino Fundamental II, que vai do 6º ao 9º ano (entre 11 e 14 anos); e Ensino Médio, que vai do 1º ao 3º ano (entre 15 e 17 anos).

IndicadorMunicípioPosição na UFMSBrCAno
IDEB Ensino Fundamental 1 (público)6,05,55,52017
Média de alunos por turma Ensino Fundamental 1 (público)23,7044°24,7022,602017
Taxa de Distorção Idade-Série Ensino Fundamental 1 (público)15,4017°18,4012,402017
Percentual de Funções Docentes com curso superior Ensino Fundamental 1 (público)100,0091,0083,602017
Taxa de Aprovação Ensino Fundamental 1 (público)89,2018°88,4099,002016
Taxa de Reprovação Ensino Fundamental 1 (público)10,8033°10,906,602016
Taxa de Abandono Escolar Ensino Fundamental 1 (público)0,000,700,702016
Melhor que média estadual        Pior que média estadual
FONTE: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Aní­sio Teixeira- INEP
NOTAS: É o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.
FONTE: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Aní­sio Teixeira- INEP
NOTAS: Número de alunos matriculados por turma no ensino fundamental da rede pública.
FONTE: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Aní­sio Teixeira- INEP
NOTAS: Indica o percentual de alunos matriculados no Ensino Fundamental 1 que deixam de frequentar a escola durante o período letivo. Representa a condição do aluno que deixou de frequentar a escola durante o andamento do ano letivo, mas volta a se matricular no ano seguinte, diferente da "evasão escolar", quando o aluno não retorna no período letivo subsequente.

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Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA)
Leitura, Escrita e Matemática do 3º ano do Ensino Fundamental (rede pública)

FONTE: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Aní­sio Teixeira- INEP
NOTAS: Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) é uma avaliação externa que objetiva aferir os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa (leitura e escrita) e Matemática dos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas. O desempenho em leitura é dividido em 4 níveis de avaliação.
FONTE: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Aní­sio Teixeira- INEP
NOTAS: Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) é uma avaliação externa que objetiva aferir os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa (leitura e escrita) e Matemática dos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas. O desempenho em escrita é dividido em 5 níveis de avaliação.
FONTE: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Aní­sio Teixeira- INEP
NOTAS: Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) é uma avaliação externa que objetiva aferir os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa (leitura e escrita) e Matemática dos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas. O desempenho em matemática é dividido em 4 níveis de avaliação.

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Proficiência em Língua Portuguesa e Matemática do 5º ano

TABELA: 9 Níveis de Proficiência em LÍNGUA PORTUGUESA do 5º ano do ensino fundamental
FONTE: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Aní­sio Teixeira- INEP
NOTAS: O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é composto por um conjunto de avaliações externas em larga escala que permitem ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de alguns fatores que possam interferir no desempenho do estudante, fornecendo um indicativo sobre a qualidade do ensino ofertado.
TABELA: 10 Níveis de Proficiência em MATEMÁTICA do 5º ano do ensino fundamental
FONTE: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Aní­sio Teixeira- INEP
NOTAS: O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é composto por um conjunto de avaliações externas em larga escala que permitem ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de alguns fatores que possam interferir no desempenho do estudante, fornecendo um indicativo sobre a qualidade do ensino ofertado.

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DESAFIOS para Rochedo e MATO GROSSO DO SUL


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