A primeira versão do currículo foi elaborada por equipe de redatores, composta por especialistas de cada componente curricular e lançada em um seminário para os representantes das Comissões Estadual e Regionais. Posteriormente, foi apresentada à sociedade, por meio de Consulta Pública, que resultou em 126.399 contribuições, bem como disponibilizada aos profissionais da educação no 'Dia D', momento direcionado ao estudo, à discussão e à contribuição para o Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
As contribuições foram analisadas e incorporadas ao documento, gerando uma segunda versão que foi enviada às escolas do território sul-mato-grossense para análise e novas alterações, se necessário, em um dia de “Construção Coletiva”. A terceira versão do currículo foi encaminhada aos leitores críticos (professores das universidades de MS) e apresentada em doze Seminários Regionais organizados de acordo com as Comissões Regionais em 12 polos: Aquidauana, Campo Grande - Metropolitana, Corumbá, Coxim, Dourados, Campo Grande – Capital, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.
O objetivo dos seminários foi acolher novas sugestões para o aprimoramento da terceira versão, resultando em uma quarta, apresentada no Seminário Estadual, destinado aos que participaram dos Seminários Regionais, para análises e ajustes necessários. Após esse evento, o documento foi enviado aos Conselhos Municipais e Estadual de Educação, que acompanharam o processo, a fim de validação.
O Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul foi lançado no dia 30 de novembro de 2018, em uma cerimônia com a participação dos Secretários Municipais de Educação, representantes das Comissões Estadual e Regionais. O Conselho Estadual de Educação publicou, em 06 de dezembro de 2018, o Parecer Orientativo CEE/MS n. 351/2018, que regulamenta o Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul para o Sistema Estadual de Ensino, podendo ser adotado pelos Sistemas Municipais.
No processo de formação, a Secretaria de Estado de Educação/SED e a União dos Dirigentes Municipais de Educação/UNDIME organizaram a Formação Continuada de Implementação do Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul, em 4 (quatro) módulos, com carga horária de 20 horas, sendo 4 horas presenciais (aos sábados letivos) e 16 horas a distância para cada módulo totalizando 80h de formação.
As formações foram realizadas em cascata: os Formadores/Redatores Estaduais, formavam os Formadores Regionais, indicados pelos municípios, formavam os Formadores Locais, que eram os Coordenadores pedagógicos, que atuavam com os professores da própria escola.
O objetivo da Formação Continuada de Implementação do Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul foi de proporcionar discussões sobre os princípios norteadores da Base Nacional Comum Curricular - BNCC, na perspectiva do Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul, direcionadas ao Projeto Político-Pedagógico e à Educação Integral.
A formação operacionalizou-se com o apoio das 12 Coordenadorias Regionais de Educação como órgãos de descentralização do processo, dos 22 redatores formadores estaduais, indicados pelo Estado e municípios, dos 115 formadores regionais, dos 2410 formadores locais, envolvendo 29 mil professores, impactando 600 mil estudantes, em 1.311 escolas públicas de MS, fazendo jus a importância do Regime de Colaboração.